FREE SHIPPING · LAUNCH OFFER ·

DEDOS E SIMBOLOGIAS

Os anéis, peças incontornáveis da joalharia, têm associadas inúmeras simbologias e crenças, que foram surgindo ao longo da história da Humanidade. Desde conexões mitológicas a astrológicas, há um mundo a descobrir. Neste post vamos explorar alguns factos curiosos sobre este objecto de desejo.

Descobrir o significado de cada dedo pode ajudar no momento em que vamos escolher o anel que vamos usar e o dedo onde o vamos colocar.

Como a joalharia em geral, os anéis, em particular, são pecas que complementam a nossa identidade. Desde os mais minimalistas aos mais expressivos, podem ser produzidos numa miríade de materiais e serem acessorizados com pedras e outros materiais decorativos.

Mary Clopton of Kentwell Hall 1600

POLEGAR

Sinónimo de força, estatuto social, individualidade ou até liberdade.

Em muitas sociedades a utilização de anel no polegar está ligada a riqueza ou influência e por isso tendem a ser mais volumosos e de maiores dimensões de forma a reforçar esse mesmo simbolismo.

Está fortemente ligado tanto a crenças espirituais como à mitologia. Uma superstição antiga acreditava que a utilização de um anel no polegar tinha o poder de nos proteger contra a influência de espíritos malignos. Mas esta crença não era a única já que também havia a crença de que afastava doenças e o infortúnio.

Agnolo Bronzino 1540

INDICADOR

Símbolo de poder, liderança e autoridade.

Recuando algumas centenas de anos, a utilização de um anel no dedo indicador, estava reservado aos homens de elevado estatuto social. Geralmente eram decorados com o selo ou brasão de família. Por essa razão a sua utilização era proibida aos demais.

O dedo mindinho foi e tem sido o dedo escolhido para a colocação de anéis de curso, fraternidade, família ou até de filiações.

Um anel utilizado neste dedo terá muita visibilidade já que é um dedo com predominância na linguagem não-verbal quando gesticulamos com as mãos.

Os Romanos associaram este dedo a Júpiter, o pai dos Deuses.

Luisa Max-Ehrlerová (Florence 1850 – Aigen 1920)

DEDO DO MEIO

Símbolo de poder, equilíbrio e responsabilidade dada a sua posição central na mão.

Embora simbolicamente o dedo do meio esteja associado a gestos mais grosseiros, este é o maior dedo e o dedo com mais destaque na nossa mão.

A utilização de anéis neste dedo está repleto de simbologias, como o não estar comprometido ou casado.

Na mitologia é associado ao planeta Saturno.

Jan van Eyck 1435

ANELAR

Simbologia atribuída Símbolo de amor, criatividade e beleza.

O dedo anelar é sem dúvida o dedo mais popular, o seu próprio nome assim o indica, o “anelar”.

Em muitas culturas os anéis colocados neste dedo simbolizam o compromisso romântico ou votos de amor eterno.

A colocação do anel de compromisso no dedo anelar esquerdo remonta à Roma antiga, símbolo da autoridade de Apolo. Acreditava-se que a veia que passava neste dedo levava o sangue até ao coração. No entanto em algumas culturas como a Alemã, Russa ou a Índia, isto é verdade para o dedo direito.

A aliança tem uma história longa e crê-se que surgiu há cerca de 4.800 anos no Egipto com intuito de simbolizar a devoção eterna, sendo a forma circular representativa de eternidade.

Em tempos antigos havia também a crença de que utilizar anéis neste dedo podia potencialmente curar doenças, no entanto para activar esses poderes o dedo necessitaria de ser picado ou beliscado.

Embora a utilização de um anel no dedo anelar esteja fortemente ligado a compromisso ou casamento, isso é verdade para anéis mais simples. Já um anel muito adornado ou volumoso dificilmente terá a mesma conotação, apesar de estar colocado no mesmo dedo.

Elizabethan Woman 1600

MINDINHO

Sinal de independência e sucesso, associada à declaração de amor-próprio.

O anel no dedo mindinho é rico em simbologias, uma delas é o orgulho de família. Uma noção tipicamente ligada às famílias escocesas, muitas delas com uma história longa de participação em batalhas. Para demonstrar o orgulho em pertencer à sua família, utilizavam um anel no mindinho adornado com o brasão da família.

A utilização de anéis no dedo mindinho foi popularizado na era Vitoriana por nobres britânicos como o filho da rainha Vitoria que se terá inspirado na tradição alemã de colocar anéis selo e de compromisso no dedo mindinho.

É associado também a poder, estando associado a sucesso e riqueza e é defendido por alguns que aumenta a confiança de quem usa o anel neste dedo.

TAMBÉM VAIS GOSTAR

DEDOS E SIMBOLOGIAS

Os anéis, peças incontornáveis da joalharia, têm associadas inúmeras simbologias e crenças, que foram surgindo ao longo da história da Humanidade. Desde conexões mitológicas a astrológicas, há um mundo a descobrir. Neste post vamos explorar alguns factos curiosos sobre este objecto de desejo.

Read More

NO.NAME.BRAND instagram

a tua dose de inspiração diária, conteúdo que interessa e muito mais
partilha connosco a tua essência com #NNBGANG

join the NO.NAME.BRAND GANG